27.3 C
Manaus, BR
24 de setembro de 2022
BRASIL DESTAQUES SAÚDE

O que é melhor para emagrecer: cardio ou musculação?

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Durante o processo de perda de peso, muitas pessoas se questionam sobre o melhor tipo de exercício para potencializar os resultados. Apesar do aeróbico parecer a melhor opção, uma vez que ele gera um grande gasto calórico, pesquisas científicas mostram que focar apenas nele pode não ser o mais ideal para quem deseja emagrecer.

No intuito de ajudar aqueles que estão enfrentando esse processo, trouxemos uma matéria completa sobre o assunto. Confira logo abaixo!

Quais as vantagens dos exercícios aeróbicos?

A corrida é considerado um ótimo exercício para a queima de gordura. (Unsplash/Reprodução)

A corrida é considerado um ótimo exercício para a queima de gordura.

Os exercícios aeróbicos, também chamados de cardio, apresentam uma série de benefícios para quem pratica. Além do aumento do gasto calórico, que favorece a redução de gordura corporal, eles auxiliam no fortalecimento da musculatura do coraçãoe no combate a doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade.

De acordo com o site Vitat, estima-se que uma aula de dança de apenas 30 minutos pode queimar até 200 calorias, um gasto considerável quando comparado a outros tipos de atividade física.

Entre os exercícios aeróbicos que podem ser realizados estão a natação, caminhada e a corda. No entanto, é preciso de atenção durante a busca por uma atividade, sendo indicado ter uma orientação médica sempre que possível.

Os principais motivos para isso, são referentes a problemas que podem ser atenuados durante a prática. Fique atento a complicações no coração e dores nas articulações, principalmente no caso das corridas – que geralmente impactam diretamente os joelhos.

Atualmente, existem diversas atividades que se enquadram na categoria, permitindo que cada pessoa encontre a que a faça se sentir mais confortável. Com o passar do tempo, os exercícios aeróbicos tendem ainda a melhorar o nível do colesterol e a qualidade do sono, contribuindo assim, para uma vida mais saudável.

Qual a importância da musculação?

A musculação vai além do estético, oferecendo benefícios que aumentam a qualidade de vida. (Unsplash/Reprodução)

A musculação vai além do estético, oferecendo benefícios que aumentam a qualidade de vida.

Apesar de muitas pessoas relacionarem a musculação apenas com o ganho de músculos, os benefícios desse tipo de exercício também vão muito além e podem ser fundamentais para o processo de emagrecimento.

Ao realizar o treino e se alimentar corretamente, o indivíduo passa a aumentar de forma gradativa a sua massa magra corporal que, diferente da gordura, necessita de uma grande quantidade de energia para se manter.

Assim, o corpo passa a queimar mais calorias do que o habitual, utilizando os estoques de gordura para a produção de energia. Um dos grandes benefícios disso, é que passamos a queimar calorias mesmo em momentos de repouso, acelerando o processo de emagrecimento.

Os exercícios de musculação realizados são diversos e variam de acordo com o grupo muscular que será trabalhado. No entanto, alguns deles são populares e realizados pela maioria dos iniciantes. Como exemplo, temos as máquinas adutoras e abdutoras, a mesa flexora e os tradicionais abdominais.

Outro ponto interessante da musculação é que ela também gera o aumento da força e deixa os ossos mais resistentes, permitindo que o indivíduo aumente o seu desempenho nos próximos treinos e evolua gradativamente.

Além disso, a musculação também promove o aumento da autoestima, a melhora da postura e a geração da sensação de prazer e bem-estar, auxiliando na manutenção da saúde mental.

Afinal, qual escolher: cardio ou musculação?

Independente do objetivo que deseja alcançar, a prática de atividades físicas é primordial para uma vida saudável. (Unsplash/Reprodução)Independente do objetivo que deseja alcançar, a prática de atividades físicas é primordial para uma vida saudável.

De acordo com especialistas da área da saúde, a melhor forma de reduzir a gordura corporal é aliar exercícios de musculação com o aeróbico. Isso porque, ambas as atividades apresentam benefícios para o corpo e quando realizadas em conjunto, potencializam os resultados desejados.

Enquanto as atividades de cardio geram um grande gasto calórico durante a prática do exercício, a musculação fará com que o corpo continue gastando calorias mesmo quando estiver em repouso.

Presente em diversos casos de perda de peso acentuada, a flacidez também pode ser evitada com a junção das duas práticas. Por fortalecer as fibras musculares e tonificar a pele, a musculação permite que determinadas regiões do corpo não fiquem flácidas, deixando o resultado estético ainda mais interessante.

Vale a pena lembrar que é primordial o treino ser preparado e acompanhado por um profissional competente, auxiliando o indivíduo na redução de gordura de forma saudável e progressiva. Caso seja necessário, é interessante considerar um atendimento nutricional para uma reeducação alimentar.

Fonte: TecMundo

Publicações relacionadas

Homem é baleado no Conjunto Mutirão, Zona Norte de Manaus

Redação

Técnico em Informática é condenado a 28 anos de prisão por estuprar enteada

Redação

MP denuncia grupo por prejuízo de R$ 324,5 mil em fraudes imobiliárias em Manaus

Redação

Deixe um comentário