Desfalque no São Paulo, James Rodríguez deve ser titular pela Colômbia contra a Seleção

Desfalque no São Paulo, James Rodríguez deve ser titular pela Colômbia contra a Seleção

James Rodríguez foi desfalque do São Paulo nos dois últimos jogos pelo Campeonato Brasileiro, mas nada disso é motivo de preocupação para a seleção colombiana. O meia é esperado pela Colômbia em Barranquilha e deve ficar à disposição do técnico Néstor Lorenzo para enfrentar o Brasil na próxima quinta-feira (16), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Metropolitano, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O meia primeiro desfalcou o Tricolor na vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na última quarta-feira (8), devido a uma indisposição estomacal. Ele era esperado para atuar contra o Santos, no empate em 0 a 0 do último domingo (12), na Vila Belmiro, mas ficou fora devido a um desconforto muscular no adutor da coxa esquerda.

O problema, porém, não deve tirá-lo do duelo com a seleção brasileira. O relato é de que James estaria à disposição do São Paulo para um eventual jogo de meio de semana pelo Brasileirão. Portanto, a tendência é de que ele tenha condições de enfrentar o Brasil.

James, aliás, deve ser desfalque do Tricolor também no duelo com o Fluminense, na retomada após a Data Fifa. A partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro está marcada para 22 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A Colômbia, por sua vez, joga um dia antes, na terça, 21, às 20h (horário de Brasília), contra o Paraguai no Defensores del Chaco.

James tenta repetir protagonismo

O meia retorna à seleção colombiana após ter assumido o protagonismo nos dois últimos compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Foi titular e teve bom desempenho nos dois jogos da última Data Fifa. Especialmente diante do Uruguai, com direito ao belo gol que abriu o placar no empate em 2 a 2 em Barranquilha. Contra o Equador, também um empate, mas em 0 a 0.

James foi tão bem contra a Celeste, que chegou a surpreender o técnico Marcelo Bielsa. O argentino que hoje comanda a Celeste encheu o camisa 10 de elogios. E disse que não esperava que ele estivesse em tão boa forma física para liderar a seleção colombiana como aconteceu em Barranquilha.

– Sinceramente, eu acreditava que sua forma física atual, considerando que não joga regularmente no São Paulo, não era a que ele mostrou na partida. Ele se destacou, o que não é uma surpresa pela sua hierarquia como atleta. Mas surpreende por estar retomando a possibilidade de jogar com regularidade, e isso é indispensável para adquirir uma melhor forma para mostrar suas virtudes – afirmou o treinador, na entrevista coletiva após a partida.

James parece enfim engrenar pelo São Paulo

A última Data Fifa, aliás, parece ter sido um divisor de águas na trajetória do meia pelo São Paulo. James ficou quatro meses sem atuar desde que deixou o Olympiacos, da Grécia, até fazer a sua estreia, em agosto. Com tanto tempo parado, Dorival Júnior sempre teve cautela para utilizar o jogador. A comissão técnica preparou todo um planejamento especial para inseri-lo na equipe sem queimar etapas. O processo foi lento. O meia sequer atuou pelo clube na Copa do Brasil e ficou fora dos grandes jogos.

Mas o meia retornou dos jogos contra Uruguai e Equador em outro nível. Foi como se o James versão Colômbia tivesse aparecido. O colombiano foi titular na vitória do São Paulo por 3 a 0 sobre o Grêmio, no último sábado (21), e simplesmente acabou com o jogo no Morumbi. Deu duas assistências, comandou a equipe e encheu os 47 mil são-paulinos nas arquibancadas de esperança.

James pelo São Paulo

  • 13 jogos
  • 8 jogos como titular
  • 1 gol feito
  • 3 assistências
  • 634 minutos em campo

Ele virou presença recorrente na equipe desde então. Primeiro, com uma atuação para esquecer – assim como a de todo o time. Na partida seguinte, o São Paulo foi massacrado pelo Palmeiras, com uma goleada por 5 a 0 em que nada, absolutamente nada funcionou no Allianz Parque.

Mas James seguiu ganhando minutos em campo. Dorival definiu que o meia será uma espécie de segundo atacante de sua equipe. É lá que ele tem sido escalado nesta reta final de ano. O técnico começa a montar o time titular de 2024 ao redor do colombiano.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *