Lucirle Silva da Conceição, o “Urso Branco”, já foi preso também por tentar resgatar o líder chefe de facção, Marcola.
- 25/07/2023 10:01
- Atualizado em 25/07/2023 10:07
- O líder de uma das maiores facções criminosas atuantes no Amazonas, Primeiro Comando da Capital (PCC), Lucirle Silva da Conceição, vulgo “Urso Branco”, é um dos 13 presos que serão transferidos para presídios federais do Brasil. O anúncio foi feito na segunda-feira (24), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
- De acordo com o ministro, a medida é para prevenir o agravamento da crise de segurança pública envolvendo disputa entre facções nos presídios do Estado.
- Urso Branco foi preso em 2021, pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) suspeito de participar do resgate do líder chefe da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. O delegado Adriano Valente, chefe da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), que pertence ao Departamento de Combate à Corrupção (Decor), explicou que Urso Branco foi flagrado em uma via pública de Taguatinga e o celular dele foi apreendido. Na época, Lurcile estava com mandado de prisão em aberto por romper a tornozeleira eletrônica ainda no Amazonas.
- Urso Branco também é apontado como um dos responsáveis pelos 55 assassinatos ocorridos nas cadeias de Manaus em maio de 2019. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), dos 55 mortos nos massacres dentro de presídios da cidade, 22 eram presos provisórios e ainda aguardavam julgamento. O preso também responde a um processo no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por crime no sistema nacional de armas.
- Alguns dos outros nomes conhecidos da polícia que serão encaminhados aos presídios federais são: Erik Leal Simões, conhecido como “CD”; Adriano de Souza, o “Thor”; Francinaldo dos Santos Silva, conhecido como “Cinta larga”; Diego Bruno de Souza Moldes, vulgo “Nariz”; José Eduardo De Abreu Silva, vulgo “Deluk”.
- Fonte: AM Post